Home Associação Raça Serpentina Sistema de produção Maneio alimentar Maneio reprodutivo Características produtivas Características reprodutivas Técnicas de Aleitamento Livro Genealógico da Raça Programa de melhoramento Cabrito do Alentejo IGP Actividades/Projectos Caprinet Serviços à Agro-pecuária Publicações Notícias/Informações Classificados Contactos/Localização Links

|
Maneio alimentar
Reprodutores
A alimentação dos animais adultos é efectuada, essencialmente, através do pastoreio directo dos recursos de tipo arbóreo, arbustivo e herbáceo.
Actualmente, também se recorre à utilização de pastagens semeadas ou melhoradas, verificando-se o seu aproveitamento só após o pastoreio de outras espécies pecuárias coabitantes nas explorações.
Os restolhos constituem, também, uma fonte de alimento para estes rebanhos.
Em épocas de maior carência alimentar (Setembro–Dezembro) podem ser suplementados com recurso a ramagens diversas (sobro, azinho, etc.) ou com palhas, fenos, cereais (aveia) e/ou alimentos concentrados comerciais.
O pastoreio diurno inicia-se cedo pela manhã, durante todo o ano, com a excepção da época pós-parto, em que se inícia apenas após o “afilhamento” e/ou ordenha.
O pastoreio nocturno não está sujeito a qualquer tipo de acompanhamento.
Cabritos
O maneio alimentar dos cabritos consiste no aleitamento materno efectuado segundo vários métodos.
Tradicionalmente os cabritos encontram-se agrupados em boxes, denominadas “curveiros” e o cabreiro encarrega-se de encaminhar cada cabrito à sua mãe, uma a duas vezes por dia, para que possam mamar.
Alguns criadores recorrem ainda à utilização de boxes individuais onde os cabritos, filhos da mesma cabra, permanecem desde o nascimento até à comercialização e/ou desmame. O cabreiro uma ou duas vezes ao dia encaminha o rebanho até ao parque de maneio e introduz as fêmeas na boxe respectiva.
|